segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Carnaval Evangelístico.

Hoje trago nesse post minha alegria de ser cristão... 
No bairro onde resido tudo é muito "chato", muitas igrejas, poucos eventos. Temos uma praça enorme, porém sem movimento.
Mas enfim, essa não é a minha alegria. No sábado passado (26/02/2011) estava chegando em casa quando percebi uma movimentação duvidosa. A praça estava sendo ocupada por uma bateria de escola de samba; a princípio falei, meu Deus, cuide dessas vidas! mais quando olhei melhor a estampa das camisetas que a bateria usava fiquei surpreso e muito feliz! Na estampa dizia: Só Jesus.

Fiquei curioso e não poderia perder esse movimento no meu bairro; fui em casa, peguei minha agenda e na praça com o bloco andando fui seguindo, rapidamente percebi que aquela galera era da Igreja Missão Praia da Costa. Foi apenas um ensaio, mas no pouco tempo de ensaio que estive junto com eles, vi as pessoas observando, e se contagiando com o movimento. 

A 3 anos a igreja resolveu trazer pro nosso Estado essa novidade. Em outros estados brasileiros como Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo esse movimento ja existe a mais tempo. A igreja Missão Praia da Costa é oficialmente a unica igreja do Espírito Santo que tem escola de samba.

Com média de 210 componentes da bateria a igreja realiza o evento com muita alegria, uma alegria que contagia, sem contar a organização, tudo era muito organizado. 

Quando pensamos em carnaval ou agitação, pensamos logo em jovens ou baderna, mais esse bloco mostra uma realidade completamente diferente. Além de ser completamente pacífico, no desfile podemos ver o quanto a igreja é unida em prol das suas atividades. Vemos crianças, jovens e adultos unidos por uma só causa. A salvação por meio de Jesus.

Uma coisa muito legal também é a união da escola de samba com o Circo do Céu que traz as coreografias das músicas e algumas artes de circo.

O Pr. Simonton Araújo disse: "nós plantamos essa semente nos corações das pessoas, e o nosso maior fruto é a conversão delas." Também afirma que sua maior conquista é ver a igreja se alegrando, e o melhor: "É uma diversão sem disputas!"

A jovem Débora Araújo (filha do Pr. Simonton) disse que: "Na praia o povo têm sido muito impactado e as pessoas sempre deixam de beber, fumar e etc, para poder estar junto conosco desfilando na orla da praia."  Foi questionado a eles também o que eles pensam em relação aos críticos de outras igrejas que não concordam com o tipo de evento que eles fazem, e gostei muito da resposta deles. O Pr. Simonton disse: "Devemos ouvir a crítica e nunca retrucar." e a Débora um pouco mais "ofensiva" disse: "Quanto mais jogam terra na gente, mais eles cavam seus próprios buracos." 

A iniciativa de trazer o ensaio para o bairro araçás veio dos membros da igreja que moram no bairro. A tia Rosinha que é membro da igreja e moradora do bairro disse que: "Temos que sempre celebrar a Deus com alegria." E disse mais: "O amor de Cristo por nós tem que ser transmitido em meio à alegria."  







Durante todo o desfile de ensaio percebi que o respeito está sempre em primeiro lugar, e que por termos sido transformados por Deus temos que ser felizes. A tia Rosinha finalizou dizendo que: "Foi ótimo proclamar o nome deJesus no meu bairro..." e ja deixou o pedido líderes: "Temos que fazer esse movimento em mais bairros!"

Em minhas palavras, acho que toda igreja que se diz ser cristã tem que ter iniciativa como o povo da Missão. Em todas as igrejas vemos que se fala muito, mais na hora de fazer acontecer "todos pulam do barco." Concordo plenamente com a visão de que se fomos libertos e hoje somos livres temos que ser alegres! o povo de Deus tem que ser diferente do mundo não só nesse quesito, mais temos que mostrar a diferença nas nossas atitudes e testemunho, ouvindo, divulgando e vivendo o evangelho vivo que Jesus deixou na terra. Então fique ai o meu grande abraço e parabéns à galera da Missão Praia da Costa. Que Deus abençõe grandemente a vida de cada um e que vocês consigam colher muitos frutos!
Só lembrando que o Bloco da Missão vai desfilar oficialmente no domingo de carnaval (06/03), ás 09:30, com início em frente ao Restaurante Maná em Praia de Itaparica e término no final da orla da Praia da Costa.



domingo, 27 de fevereiro de 2011

Estilos Musicais dentro da Igreja.

Existe uma história que diz que lúcifer antes de ser banido do céu era o criador das canções de adoração à Deus, portanto ele criou todos os ritmos.
O que ninguém entende ou ninguém quer entender é que tudo o que ele fez antes de ser banido do céu foi para Deus, e mesmo que ele tenha criado algum ritmo após ser banido, nós como cristãos temos que o tomar de volta porque a música não existiria se não fosse para adoração à Deus.
Na questão de músicas diferentes, muitos ou quase todos de várias igrejas condenam muitos estilos, falam que é satânico, ou têm procedência malígna, ás vezes falam que tudo tem que ter decência, e outros falam que Deus não se agrada daquele ritmo. Porque satânico? Como você sabe que tem procedência malígna, sendo que você nunca pesquisou saber como surgiu aquele estilo? A decência e ordem da igreja se baseia em musicas ou estudar, transmitir e viver o que diz a palavra de Deus? Como você pode afirmar que Deus não se agrada de um respectivo estilo musical se na bíblia não existe referência nenhuma contra os estilos?
Muitos afirmam coisas que muita das vezes de nada sabem ou buscam saber para falar a verdade. Um detalhe que notamos é que jugam sem conhecimento, na bíblia fala que o cristão perece por falta de conhecimento ( Oséias 4 ; 6ª ), e também fala para não jugarmos, sem antes tirarmos a trava de nossos olhos ( Mateus 7 ; 1 – 5 ).
Existem sempre os questionamentos:
Deve haver um estilo musical padrão para usarmos na igreja?
Podemos usar cânticos mais “acentuados” ou “extravagantes”?
Há realmente algum estilo que Deus não se agrade?
O que a bíblia, que é a palavra de Deus nos diz à respeito?
Infelizmente essas são as questões que mais causam discussões e pior, uma grande divisão no corpo de Cristo.
O livro de Salmos é conhecido como “cancioneiro da liturgia no novo testamento”. Em um estudo mais aprofundado dele percebemos que: Existiam salmos mais “agitados” e os mais “calmos”, dependendo lógicamente da ocasião. A decência que devemos ter na música dentro da igreja é o saber quando e como usar as ferramentas adequadas, Exe.: Não se toca hinos de arrependimento em cultos festivos, da mesma forma.  não se toca hinos para todo mundo pular em um momento de arrependimento ou num funeral.
Temos que ter o bom senso para não haver incoerência na escolha das canções.
Já aprendemos que devemos tocar musicas alegres em cultos festivos, e também que em momentos de arrependimento ou quebrantamento se deve utilizar canções mais calmas.
O que na verdade existe muito dentro da igreja é o preconceito. Já vi pessoas falando que o ritmo “blues” tem origem no paganismo, sendo que 70% das canções cristãs desde 1970 são no estilo blues.
Isso acontece com muitos outros estilos, muitos condenam a variação de um estilo que ele mesmo gosta, exe.: gostam de Jazz e condenam o blues, gostam de hip hop ou rap e condenam o funk, gostam de MPB e condenam o samba, gostam de pop rock ( o que nos dias de hoje é o mais usado em bandas ou ministérios de adoração) e condenam o metal, etc.
Aonde está a incoerência? No procurar saber ou no condenar?
O não gostar de certos estilos musicais nos fazem tomar atitudes infatís, bobas ou impensadas. É muito fácil dizer que uma música tem procedência malígna quando não gostamos ou não concordamos com ela, exe.: é muito fácil dizer que o Rock não é de Deus quando não se gosta do estilo. Ai perguntamos, porque o Rock não é de Deus? Ai respondem “sabiamente” não sei, só sei que não é de Deus!
O maior problema da igreja nesta questão é o não saber discernir o não gostar do não ser de Deus.
É extremamente importante ressaltar que na bíblia não existe absolutamente nada dizendo que algum ritmo é “diabólico”, ou que Deus não se agrade, sem contar que também não existe nela referência de algum ritmo musical que foi consagrado ao diabo ou utilizado apenas no paganismo.
Muito pelo contrário, na bíblia existem fortes referências de que tudo pertence à Deus em Romanos 11; 36 diz que dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas, em Salmos 150 diz que devemos louvar ao Senhor no santuário, em toda a Terra, pelos seus atos poderosos, pela excelência de sua grandeza, louvar ao som de trobetas, louvar com saltério e harpas, louvar com tamborins e danças, louvar com instrumentos de cordas e órgãos, louvar com címbalos sonoros e com címbalos altissonantes. Então vamos entender melhor essa mensagem?
Louvar ao som de trombetas significa nos dias de hoje que uma orquestra sinfônica pode adorar a Deus.
Louvar com saltério e harpas quer dizer que podemos louvar com “coisas” antigas.
Louvar com tamborins e danças quer dizer que podemos utilizar musicas alegres e dançantes ou pulantes.
Instrumentos de cordas e órgãos são os mais utilizados em rock, então percebemos que podemos adorar em meio ao Rock.
O que seria os címbalos sonoros e altissonantes de hoje? Funk, hip hop, Dance, trance, psy, pagode, samba, axé, etc. explicação simples, címbalos sonoros e altissonantes nos dias de hoje são efeitos sonoros, efeitos que existem nos estilos citados.
Então não são só os hinos da harpa que são inspirados por Deus, nem o sertanejo, nem o reggae e nem o rock. Têm pessoas que dizem que só devemos cantar canções antigas.
Só pra ressaltar, Davi (o Homem segundo o coração de Deus) cantava e dançava, as vezes mostrando até a sua nudez, não que devemos fazer isso, mais vemos que não existem limites para a adoração.
O povo de Israel na época bíblica, entoava cânticos respondidos, ou seja, eles declaravam as canções e o povo repetia.
Não existe sobre hipótese alguma um estilo definido para se adorar a deus.
Nenhuma igreja possui o rítmo mais certo perante Deus e isto também não é a preocupação dEle.
A orientação é que se você não gosta de um estilo, não mate quem gosta dele, porque assim você não estará “tratando” uma vida, e sim "maltratando" uma vida. Se ponha no lugar da pessoa. Tenho certeza que você ficaria triste se uma pessoa chegasse até você e dissesse que o forró (estilo mais usado em igrejas pentecostais) é do diabo? Isso não existe. Devemos ter a consciência de que tudo o que for feito de coração para Deus, ele receberá.

Estudo Feito em 27 de Janeiro de 2011.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Reflexão sobre a tragédia que houve no Rio de Janeiro no início do ano.

Em um dia comum durante o almoço, começo a assistir um determinado jornal, e vejo notícias extremamente chocantes. Me refiro à tragédia que tem acontecido nos últimos dias na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, a qual muitas pessoas estão desabrigadas; pessoas que perderam completamente tudo o que tinham; pessoas que talvez não tinham nada ou quase nada, e também famílias que estão fazendo funerais múltiplos de 10, 13, 15 familiares mortos nessa terrível tragédia. Pessoas que não tem mais onde morar. 
Vendo todas essas notícias me choquei, me emocionei e em pranto comecei a refletir. E se fosse aqui? E se fosse a minha casa? E se fosse meus familiares? Se eu morresse em uma tragédia como tal? Será que eu iria para o céu? E será que se eu sobrevivesse, mesmo que fraco devido aos ferimentos, eu teria o ânimo de falar do amor de Cristo? O que vejo e muito fico triste é que as vezes falamos, falamos, mais nada fazemos, e nem nos preocupamos com tais situações. Existem sempre os comentários: “Que tragédia, meu Deus! Misericórdia! Coitados!” Mas comentários só geram comentários e quase nada se tira de proveito. Alguns ainda imaginam: “Não é problema meu!”. Se analisarmos bem, realmente podemos fazer pouca coisa, ou quase nada, fisicamente falando. Mas podemos fazer sim! Podemos orar e jejuar em prol dessas vidas.
Talvez você pense que isso é maluquice, mas eu creio na Palavra de Deus quando ela diz que por meio da oração e jejum da igreja, o apóstolo Pedro foi liberto da prisão, e como diz um de meus pastores Pr. Sueslhey “se na Bíblia estivesse escrito que foi Jonas que engoliu o grande peixe eu acreditaria!” Eu também acredito veemente no que a Bíblia diz, e sendo assim eu farei a minha parte. E por meio desta reflexão, espero que você se junte a mim nesta corrente de amor, oração e jejum em prol dessas vidas que sofrem no Estado do Rio de Janeiro, e pelas muitas que ainda podem ser alcançadas por Jesus!


Obs.: Esta reflexão foi publicada oficialmente no dia 23 de  Janeiro de 2011 no Boletim Informativo da Igreja Metodista de Itapoã - Vila Velha/ES.