segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Carnaval Evangelístico.

Hoje trago nesse post minha alegria de ser cristão... 
No bairro onde resido tudo é muito "chato", muitas igrejas, poucos eventos. Temos uma praça enorme, porém sem movimento.
Mas enfim, essa não é a minha alegria. No sábado passado (26/02/2011) estava chegando em casa quando percebi uma movimentação duvidosa. A praça estava sendo ocupada por uma bateria de escola de samba; a princípio falei, meu Deus, cuide dessas vidas! mais quando olhei melhor a estampa das camisetas que a bateria usava fiquei surpreso e muito feliz! Na estampa dizia: Só Jesus.

Fiquei curioso e não poderia perder esse movimento no meu bairro; fui em casa, peguei minha agenda e na praça com o bloco andando fui seguindo, rapidamente percebi que aquela galera era da Igreja Missão Praia da Costa. Foi apenas um ensaio, mas no pouco tempo de ensaio que estive junto com eles, vi as pessoas observando, e se contagiando com o movimento. 

A 3 anos a igreja resolveu trazer pro nosso Estado essa novidade. Em outros estados brasileiros como Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo esse movimento ja existe a mais tempo. A igreja Missão Praia da Costa é oficialmente a unica igreja do Espírito Santo que tem escola de samba.

Com média de 210 componentes da bateria a igreja realiza o evento com muita alegria, uma alegria que contagia, sem contar a organização, tudo era muito organizado. 

Quando pensamos em carnaval ou agitação, pensamos logo em jovens ou baderna, mais esse bloco mostra uma realidade completamente diferente. Além de ser completamente pacífico, no desfile podemos ver o quanto a igreja é unida em prol das suas atividades. Vemos crianças, jovens e adultos unidos por uma só causa. A salvação por meio de Jesus.

Uma coisa muito legal também é a união da escola de samba com o Circo do Céu que traz as coreografias das músicas e algumas artes de circo.

O Pr. Simonton Araújo disse: "nós plantamos essa semente nos corações das pessoas, e o nosso maior fruto é a conversão delas." Também afirma que sua maior conquista é ver a igreja se alegrando, e o melhor: "É uma diversão sem disputas!"

A jovem Débora Araújo (filha do Pr. Simonton) disse que: "Na praia o povo têm sido muito impactado e as pessoas sempre deixam de beber, fumar e etc, para poder estar junto conosco desfilando na orla da praia."  Foi questionado a eles também o que eles pensam em relação aos críticos de outras igrejas que não concordam com o tipo de evento que eles fazem, e gostei muito da resposta deles. O Pr. Simonton disse: "Devemos ouvir a crítica e nunca retrucar." e a Débora um pouco mais "ofensiva" disse: "Quanto mais jogam terra na gente, mais eles cavam seus próprios buracos." 

A iniciativa de trazer o ensaio para o bairro araçás veio dos membros da igreja que moram no bairro. A tia Rosinha que é membro da igreja e moradora do bairro disse que: "Temos que sempre celebrar a Deus com alegria." E disse mais: "O amor de Cristo por nós tem que ser transmitido em meio à alegria."  







Durante todo o desfile de ensaio percebi que o respeito está sempre em primeiro lugar, e que por termos sido transformados por Deus temos que ser felizes. A tia Rosinha finalizou dizendo que: "Foi ótimo proclamar o nome deJesus no meu bairro..." e ja deixou o pedido líderes: "Temos que fazer esse movimento em mais bairros!"

Em minhas palavras, acho que toda igreja que se diz ser cristã tem que ter iniciativa como o povo da Missão. Em todas as igrejas vemos que se fala muito, mais na hora de fazer acontecer "todos pulam do barco." Concordo plenamente com a visão de que se fomos libertos e hoje somos livres temos que ser alegres! o povo de Deus tem que ser diferente do mundo não só nesse quesito, mais temos que mostrar a diferença nas nossas atitudes e testemunho, ouvindo, divulgando e vivendo o evangelho vivo que Jesus deixou na terra. Então fique ai o meu grande abraço e parabéns à galera da Missão Praia da Costa. Que Deus abençõe grandemente a vida de cada um e que vocês consigam colher muitos frutos!
Só lembrando que o Bloco da Missão vai desfilar oficialmente no domingo de carnaval (06/03), ás 09:30, com início em frente ao Restaurante Maná em Praia de Itaparica e término no final da orla da Praia da Costa.



8 comentários:

  1. Show de bola, cara!
    Bênção demais!!
    Parabéns pelo blog.

    Abraços,

    Alexandre Fortuna

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Alexandre!

    Concordo quando diz em toda igreja Cristã tem que ter iniciativa para levar a palavra de forma criativa.Porém quando se fala em festa de carnaval, é pesado,pois essa festa é para a carne (ou para o corpo).Onde havia orgias, bebidas e diversões.
    Deus quer que engrandeça o nome dele.Mas não como festa de carne.
    Desde os primórdios, o Carnaval é uma festa dedicada única e exclusivamente aos prazeres carnais. Então, aos que se dizem cristãos, valem as palavras do apóstolo Paulo:
    " Os que estam na carne não pode agradar a Deus"

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com você "Anônimo", porém em termos, e vou explicar o porque.
    O carnaval é ma FESTA POPULAR que tende a ser ANIMADA. Tem a sua origem no ENTRUDO PORTUGUÊS (pesquise a respeito) onde as pessoas jogavam umas nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior à QUARESMA, portanto tinha seu significado ligado à liberdade. Infelizmente as pessoas ao passar do tempo foram evoluindo essa festividade para o lado RUIM da liberdade.
    Em Romanos 5;19 diz: "Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um só, muitos serão feitos justos." Em outras traduções diz que por um homem fomos presos ao pecado, mas também por um homem fomos todos libertos, ou seja livres.
    Então eu penso: Se o verdadeiro carnaval tem o sentido de LIBERDADE, porque eu não posso festejar a minha libertação ou liberdade em Cristo também no carnaval? E mais... Em Coríntios 9 a partir do verso 20, Paulo diz: Me fiz judeu, para ganhar os judeus; Me fiz homem fora da lei (estando na lei em Cristo), para ganhar os sem lei; Me fiz fraco, para ganhar os fracos; Me fiz de tudo para poder chegar a TODOS e levar à eles a SALVAÇÃO.
    Então meu amigo, acho que suas palavras são válidas sim, mas no entanto, acredito que se o apóstolo Paulo fosse vivo estaria em todos os carnavais levando a palavra de Deus àqueles que precisam.
    Grande abraço...
    God Bless You!

    ResponderExcluir
  4. Que Deus continue Te abençoando meu amorzinho! Louvo a Deus pela sua vida viu? Que cada dia mais voce sinta o prazer de fazer a obra de Deus!
    Te amomuito meu bem!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaria de saber se tal procedimento desta igreja, não seria uma atitude desesperada de arrebanhar mais 'ovelhinhas'. Como pode-se perceber, a igreja Missão Praia da Costa, é uma igreja para jovens. Jovens estes, que se sentem culpado em se divertir no mundo e buscam uma igreja para justificar sua alegria, no nome de Jesus.

    Infelizmente, as igrejas não pregam que o carnaval pode ser gostoso, divertido e interessante, dependendo de suas atitudes durante a folia. Enfim... Acredito que grande parte dos cristãos, são inteligentes o suficiente para admitir que o carnaval não é uma festa tão ruim como dizem por ai. O que faz do carnaval ruim são as atitudes de seus foliões, a libertinagem que implantaram na festa.

    Se não me engano o autor do post disse que a 'escola de samba cristã', é uma escola que contagia. Agora me pergunto, por que nunca ouvi ninguém falar dessa 'escola'? A quem ela contagia? Seu bairro? Não é frieza ou muito menos aspereza, mas acredito que entre assistir o carnaval do Rio de Janeiro e 'seguir' essa bateria por Vila Velha inteira, posso afirmar categoricamente que, grande parte das pessoas preferirão assistir o desfile das escolas no RJ.

    Na minha visão, os cristãos chegaram a tal ponto, que acabam se ridicularizando. Precisam usar de instrumentos 'mundanos' para arrebanhar novos cristãos. Será que hoje, Jesus, sairia sambando e tocando numa 'bateria cristã' para conseguir discípulos? Infelizmente, o cristianismo vem se perdendo cada vez mais. Esta buscando desesperadamente não morrer. Quer utilizar de todos os métodos, sejam eles certos ou errados. Mas vale a pena lembrar que, se a igreja Missão está conseguindo arrebanhar novos membros para sua igreja, não significa que tal método esteja correto. Nem tudo que dá certo, É CERTO. Quanto ao certo ou errado, cabe a você, verdadeiro cristão, assumir sua ética cristã, e parar de enfeitar o cristianismo com coisas supérfluas, que não acrescentam em nada, apenas inseri a alegria do mundo dentro da igreja.

    É bom lembrar, que um cristão verdadeiramente feliz, não precisa ficar fazendo palhaçada no meio da rua para as outras pessoas verem como ele É FELIZ. Está para nascer um cristão como Paulo, que numa pregação converteu aproximadamente 5000 almas. Isso tudo, sem dançar, sem fazer palhaçada e nem circo. Eu até venho a cogitar que talvez, realmente existam verdadeiros cristãos, mas ainda prefiro ficar com a ideia de Nietzsche: "O primeiro e último, e único cristão morreu na cruz."

    Com toda sinceridade, até hoje não sei qual é o verdadeiro cristianismo. Até porque todos dizem estar com a verdade. “Existe uma grande diferença entre o que você gostaria que fosse verdade, e o que É VRDADE”. E não será uma experiência com Deus que irá me dizer o que é certo ou errado, e sim o meu 'eu' aquilo que gostaria que fosse verdade.

    Dou minha cara a tapas que, se a Missão Praia da Costa, fosse tradicional teria tantos jovens assim. É por esta afirmação que digo mais uma vez, os jovens se encontram nesta igreja pelo modelo que foi construída e é dirigida. Os jovens do mundo são LOUCOS por bebida, drogas, sexo... (e todos aqueles nomes horríveis que os evangélicos adoram dar ao mundo), já os da Missão não, são LOUCOS por Jesus. Sinceramente, não vejo diferença alguma... E além do mais se aprofundarmos um pouco na semântica, veremos que a palavra LOUCO esta relacionada a demência mental, insensatez. São esses cristãos, dementes e insensatos por seguirem à Jesus? Se bem que todo tipo de loucura é ruim...

    Mas ainda sim, tenho a esperança de aprender o evangelho puro e simples. Quem sabe um dia... Ou talvez nunca conhecerei(remos)...

    ResponderExcluir
  6. Graça e paz Marcos...
    Olha, não postei essa matéria para julgar ou condenar um, ou outro. Em conversas pessoalmente com pessoas não cristãs que leram essa matéria eu vi o interesse delas em participar do bloco desfilando com o pessoal da igreja, afinal, assistir e elogiar uma escola de samba é uma coisa; desfilar independente de com quem seja é uma outra completamente diferente.
    Sinceramente não acho que isso é ridicularizar o cristianismo, porque creio que se tudo existe é porque tudo tem que adorar exclusivamente a Deus, portanto não vejo motivos para não fazer tal evento. Talvez Jesus não sairia sambando e pulando junto com eles, mas de uma coisa eu tenho certeza Ele estaria presente, pois o evangelho verdadeiro não vive de aparências, e Jesus foi a maior prova disso; Jesus nunca andou junto aos sacerdotes, muito pelo contrário, sempre que é citado o nome de Jesus na bíblia ele está em meio aos doentes, endemoninhados, prostitutas e mendigos. Em relação à estratégias, acho que a mensagem de salvação tem que ser pregada, Paulo fez e se fez de tudo para pregar a palavra de Deus independente de onde estava, então em minha visão não existe errado em nenhuma forma de se levar a palavra de Deus. Acredito que se Paulo vivesse na época presente ele faria sim, tudo isso o que muita gente condena ser errado, pois na época dele, ele usou as ferramentas que chamavam a atenção das multidões e hoje o que ele fazia não daria resultado, e isso eu posso te afirmar com 100% de certeza.
    Lendo a bíblia crua e buscando todas as traduções, principalmente a original em hebraico vemos que muitas das coisas que dizemos que um cristão não pode fazer é uma grande mentira. O evangelho em si, não vive de aparências, mas infelizmente o homem sempre tentando ser Deus faz do jeito que ele quer. Coisas inovadoras chegam até nós, nos surpreendem e logo vem a questão: isso é de Deus? E muitas das vezes também perguntamos: Mas isso não é pecado? E tudo isso simplesmente porque nosso ensinamento desde pequenos foi erroniamente aprendido. Na bíblia tem muita coisa escrita a respeito do verdadeiro evangelho e se tem uma coisa que é extremamente clara é que o evangelho verdadeiro não vive de aparências, mas sim do amor.
    Infelizmente muitos na história do cristianismo, principalmente no Brasil, ligaram o evangelho a usos e costumes, sendo que muitos de tais são bloqueados ao entrarmos na igreja, porque tudo é pecado.
    Ao meu ver esse negócio de ficar dividindo as igrejas em pentecostais, renovadas e tradicionais é o cúmulo do absurdo. Deus não criou estilo de igreja. ele criou a mim e a você e se somos filhos de Deus e declaramos o amor dele temos que nos amar e acabar com essas rixas de igrejas. Uma grande corrente de amor e amizade em Cristo. Pecado é o pastor fazer de tudo pra não perder dízimo, é ficar essa guerrinha de igrejas dizendo que uma é certa e a outra não. Chega! O evangelho não é essa porcaria que vivemos. Se reclamam tanto assim porque não juntam grupos de oração em prol dos necessitados? Por que ninguém vai até as prostitutas levar a palavra de Deus? por que ninguém leva comida aos mendigos e tenta os ajudar a sobreviver? que evangelho hipócrita é esse que só procuramos outras igrejas para colocar defeitos, ao invés de ajudar o próximo e levar boas novas? Onde está o verdadeiro evangelho?
    Bom esta é a minha opnião.
    Espero ter esclarecido o suficiente.
    Deus abençõe

    ResponderExcluir
  7. Olá, Alexandre. Poucas das minhas dúvidas foram esclarecidas, e pelo visto, acredito que ninguém tenha respostas para as minhas perguntas.

    AO MEU VER, toda essas 'alegorias' que estão implantando no cristianismo, nada mais é, que, querer agradar aos seus membros, para o bel prazer de cada um. Não tem nada a ver com o cristianismo.

    Não sei se isso é bom ou ruim, mas o cristianismo vem 'evoluindo' junto com o mundo. O que foi pecado em 1950, hoje, não é mais pecado. Mesmo que devagar, o cristianismo vem se secularizando. O cristianismo está usando artifícios, que há uns anos atrás, eram considerados como abomináveis, e hoje, é visto como normal.

    Todos esses 'eventos evangelísticos' são apenas para chamar atenção. É um grito dos cristãos dizendo: SOCORRO! ME VEJAM! TENHO UMA MENSAGEM LEGAL PARA VOCÊS!

    Hoje os cristãos estão mais modernos, dançam, pulam se divertem. Mas, ainda, e infelizmente, continuam com a 'moral absoluta'.

    Pra você ver, esse 'carnaval de crente', foi uma ridicularização enorme e bossal, que até mesmo, pode passar a ser digna de escárnio pelos incrédulos. Hoje, percebo que muitos cristãos estão percebendo um fato muito simples, percebido por Nietzsche há mais de 90 anos atrás: Somos humanos, demasiados humanos. Não podemos viver debaixo de uma moral que apenas diz, isso é pecado, isso não é. A moral dentro da igreja é moldada pelos seus dirigentes, de acordo com os seus interesses, e não pela bíblia. Afinal, você interpreta a bíblia como quer.

    Obrigado por responder.

    ResponderExcluir